domingo, 26 de abril de 2015

Praia da Barra do Sahy em São Paulo

Conhece a Praia da Barra do Sahy? 

Situada no Litoral Norte de São Paulo, é uma praia de fácil acesso pela rodovia. 
Existem algumas entradas de acesso para a areia, sendo a da esquerda a mais procurada. Devido a isso, existem alguns estacionamentos ao redor. O preço varia de 10 até 20 reais na alta temporada. 



A praia fica pertinho, mas sugiro o caminho dos Beco das Canoas para se chegar até a areia. Lá é possível encontrar uma grande quantidade de poemas, poesias e dizeres dos turistas e do povo local! Dando um chame bem especial ao beco, além de conscientizar a população da importância de se preservar a natureza e manter a praia limpa. 




É no lado esquerdo da praia que se encontra o Rio Saí (ou Sahy) e os barquinhos dos caiçaras que levam os turistas até As Ilhas, localizada bem na frente da praia (vale muitooo a pena o passeio até As Ilhas). 

Entre a praia da Barra do Sahy e As Ilhas, é um local excelente para a pesca de lula. Alguns barcos e stand up paddles ficam presos as bóias pescando muitas e muitas lulas...

Barcos que levam até As Ilhas 

As Ilhas

Lula pescada no SUP 

Existe uma pontinha adentrando o rio que leva até as casas do outro lado da praia. Vale a pena atravessar para ver uma igrejinha super charmosa! 



Nesse lado da praia, se você gosta de mergulho, pegue um snorkel e vá beirando as pedras da costa. Sempre tenha cuidado com a maré! Mas normalmente é um lugar calmo, ótimo para ver tartarugas e lulas! 




O outro lado da praia, chamado de Morro do Canto Bravo, é possível subir o morro até uma pequena trilha que leva a uma vista incrível de algumas pedras (onde alguns malucos saltam para o mar).

Morro do Canto Bravo

Entrada para a trilha 

Vista no final da trilha 

Vista no final da trilha

Enfim... Essa é a maravilhosa praia da Barra do Sahy! 



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Praia da Juréia - Litoral Norte de SP

A praia de Juréia fica localizada no litoral norte de São Paulo, em São Sebastião (fica entre as praias de Boraceia e Barra do Una). É uma pequena praia de tombo com areia branca e fofa. 


É nessa praia onde você pode encontrar um pouco mais de tranqüilidade durante a temporada, sendo ela de fácil acesso pela rodovia. Poucas casas ficam em torno da região, mas mesmo assim, é uma praia muito procurada para o Surf. 


Acho legal que não existem casas a beira mar, deixando a vegetação tomar conta do local! Também existem apenas 2 ou 3 barracas que vendem comida. É um lugar bem preservado. A única coisa que eu não gosto é que quando o mar está muito agitado, não é uma praia tranqüila para deixar as crianças entrarem no mar (e até mesmo alguns adultos aventureiros que não sabem nadar rs).

Particularmente, quando vou a Juréia gosto de ir pelo acesso do lado direito, onde há menos pessoas aproveitando a areia e as ondas. É nesse canto também que você encontra a famosa pirâmide da harmonia. 

Existe uma lenda local, onde Tupã joga diversos raios em uma pedra central com o intuito de gerar movimento e quebrar a estagnação de Jaci. Assim, Tupã cria a terra, o sol, as estralas, os planetas. E esconde a pedra central com formato de pirâmide em meio aos oceanos, plantas, areias. Estudiosos acreditam que ela está escondida nas antigas terras habitadas pelos Tupiniquiniquis e seus antigos inimigos Tupinambás, ou seja, no litoral norte de São Paulo.

Crenças populares dizem que se você encontrar a pirâmide, deve colocar sua mão direita sobre a esquerda no vértice da pirâmide e sentir a harmonia do universo. 

Pirâmide da Juréia 

O lado esquerdo da praia também é muito bonito! Lá tem um antigo rio, que com a falta de água virou uma lagoa, onde as crianças aproveitam para brincar sem se preocupar com as ondas. 



"Lagoa" da praia da Juréia 

Canto esquerdo da Juréia

Para quem está no Litoral Norte de SP e procura fugir do agito inevitável da temporada vale a pena conhecer a praia da Juréia!