É nessa praia onde você pode encontrar um pouco mais de tranqüilidade durante a temporada, sendo ela de fácil acesso pela rodovia. Poucas casas ficam em torno da região, mas mesmo assim, é uma praia muito procurada para o Surf.
Acho legal que não existem casas a beira mar, deixando a vegetação tomar conta do local! Também existem apenas 2 ou 3 barracas que vendem comida. É um lugar bem preservado. A única coisa que eu não gosto é que quando o mar está muito agitado, não é uma praia tranqüila para deixar as crianças entrarem no mar (e até mesmo alguns adultos aventureiros que não sabem nadar rs).
Particularmente, quando vou a Juréia gosto de ir pelo acesso do lado direito, onde há menos pessoas aproveitando a areia e as ondas. É nesse canto também que você encontra a famosa pirâmide da harmonia.
Existe uma lenda local, onde Tupã joga diversos raios em uma pedra central com o intuito de gerar movimento e quebrar a estagnação de Jaci. Assim, Tupã cria a terra, o sol, as estralas, os planetas. E esconde a pedra central com formato de pirâmide em meio aos oceanos, plantas, areias. Estudiosos acreditam que ela está escondida nas antigas terras habitadas pelos Tupiniquiniquis e seus antigos inimigos Tupinambás, ou seja, no litoral norte de São Paulo.
Crenças populares dizem que se você encontrar a pirâmide, deve colocar sua mão direita sobre a esquerda no vértice da pirâmide e sentir a harmonia do universo.
O lado esquerdo da praia também é muito bonito! Lá tem um antigo rio, que com a falta de água virou uma lagoa, onde as crianças aproveitam para brincar sem se preocupar com as ondas.
Para quem está no Litoral Norte de SP e procura fugir do agito inevitável da temporada vale a pena conhecer a praia da Juréia!
Lindo esse lugar gatinha! :)
ResponderExcluir